Quarta, 26 de Março de 2025
19°

Chuvas esparsas

Brasília, DF

Geral Governo

Governador assume Presidência de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Durante a solenidade neste sábado (15/2), chefe do Executivo mineiro recebeu também medalha e diploma de honra da Casa João Pinheiro

15/02/2025 às 18h52
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema foi empossado, neste sábado (15/2), como presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). 

A escolha do nome do chefe do Executivo mineiro representa reconhecimento da instituição pelo trabalho do governador à frente do Estado e em benefício dos mineiros.

“É uma honra receber essa homenagem desta Casa, que preserva a nossa cultura, o nosso patrimônio histórico”, disse Romeu Zema, salientando que, por onde passa como governador, tem feito de tudo para valorizar o que é feito pelos mineiros.

Durante seu discurso de posse, ele também fez um agradecimento ao Ministério Público de Minas Gerais, que tem contribuído diretamente para a preservação de diversos monumentos no estado, como o Palácio da Liberdade, que já está com a restauração quase concluída.

“O poder público e o setor privado precisam somar esforços para a preservação desse grande e extraordinário patrimônio que temos aqui", enfatizou, mencionando também o reconhecimento recente dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como patrimônio da humanidade pela Unesco. A conquista teve participação direta do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre outros órgãos da administração direta e indireta.

Durante a solenidade, o governador recebeu ainda: a medalha João Pinheiro, símbolo da titularidade dos membros do IHGMG; um diploma de honra da Casa João Pinheiro; e um troféu com um Almocrafe, uma antiga ferramenta utilizada na mineração.

Tradição

O instituto é um dos mais antigos e tradicionais órgãos sediados na capital mineira. 

Desde a sua fundação, em 1907, tem cumprido um importante papel de registrar e manter vivas a história e as tradições culturais e cívicas de Minas Gerais. 

Ele também é responsável por observar e registrar as descobertas geográficas do estado.

“Com a presença do senhor, governador, rememoramos a figura do doutor João Pinheiro da Silva, que há quase 118 anos, quando era presidente do Estado de Minas Gerais, fundara esse instituto histórico e geográfico com a missão  de guardião da história, da cultura, sobretudo dos valores mais elevados da terra e da gente mineira”, destacou o presidente do IHGMG, José Carlos Serufo.

Romeu Zema é o décimo governador de Minas a ocupar a presidência de honra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários