Terça, 23 de Julho de 2024
19°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Paraíba

Estudante de Cajazeiras vence o concurso Jovem Senador 2024 e será o representante da Paraíba no Congresso Nacional

Daniel Cristovão da Silva, estudante da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras (9ª GRE), foi selecionado para represe...

14/06/2024 às 17h41
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Daniel Cristovão da Silva, estudante da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras (9ª GRE), foi selecionado para representar o estado da Paraíba no Programa Jovem Senador 2024. A redação de Daniel, abordando o tema "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", foi selecionada entre as três escolas finalistas estaduais, sendo elas a ECI Senador Rui Carneiro (14ª GRE) e a ECIT Monsenhor Vicente Freitas (13ª GRE). As finalistas estaduais foram escolhidas entre 268 inscrições no estado. O anúncio da seleção foi feito nessa quinta-feira (13), e Daniel participará da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 5 a 9 de agosto de 2024, acompanhado pelo seu professor orientador, Daniel Soares Dantas. Na ocasião, o jovem terá a honra de representar o estado da Paraíba no Congresso Nacional ao lado de outros 26 estudantes representantes dos demais estados e do Distrito Federal, vivenciando o trabalho dos senadores e contribuindo para a elaboração das leis do país.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa criada pelo Senado Federal por meio da Resolução 42/2010 que visa promover a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre estudantes de escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Os participantes são selecionados por meio de um concurso de redação, que este ano teve como tema os 200 anos do Senado. Através da experiência, os jovens têm a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, além de vivenciar a rotina do Senado Federal. Na ocasião, os jovens senadores vão apresentar suas propostas, que, se aprovadas, seguirão para tramitação no Senado Federal, desde que aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Após a aprovação, as propostas poderão ser oficialmente publicadas no Diário do Senado Federal, dando ainda mais visibilidade às ideias e preocupações dos jovens representantes.

A redação de Daniel destacou-se por sua profundidade e relevância, refletindo uma compreensão madura dos desafios enfrentados pela democracia no Brasil. "Primeiramente, eu me sinto honrado e gratificante por ter chegado a esta etapa na minha vida. É um novo ciclo para mim. É um projeto de vida realizado, um sonho realizado, uma meta realizada", disse Daniel, ao comentar sobre sua conquista. Ele também expressou sua gratidão a todos que o apoiaram, especialmente sua gestora Elizabeth Paiva e seu professor orientador Daniel Dantas. A trajetória do jovem até essa conquista é marcada por superação e determinação. "Eu já fui uma pessoa que, infelizmente, tive que interromper o meu projeto de vida por motivos pessoais. Em 2022, acabei abandonando, entrando no número de evasão escolar", revelou o jovem. Contudo, com o apoio de sua gestora e professores, Daniel encontrou forças para retornar à escola e perseguir seus objetivos.

Sendo assim, o jovem Daniel destaca o quanto a educação desempenhou um papel transformador em sua vida. "É aí onde eu tenho a certeza de que a educação transforma vidas. Essa conquista para mim é algo muito grande, muito imenso. É um sonho que eu tinha desde muito tempo atrás e com isso me sinto gratificado. Chegar nesse resultado, como jovem senador, que vai representar a Paraíba em Brasília, pra mim, é uma conquista. É muito alegre para mim, é uma conquista maior e uma realização de um projeto de vida que eu já tinha pensado há um tempo atrás", disse ele, emocionado. Daniel agora se prepara para a Semana de Vivência Legislativa, em agosto, onde poderá aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o funcionamento do Senado Federal e o papel dos legisladores.

O professor orientador Daniel Soares Dantas também compartilhou sua emoção com a vitória do aluno. "Quando recebemos a notícia de que nosso aluno foi o vencedor do concurso Jovem Senador e que irá representar a Paraíba no Senado Federal, a emoção foi indescritível. Na escola, todos ficaram extremamente orgulhosos e entusiasmados, desde a direção até os colegas de classe. Como professor, senti uma alegria imensa e uma sensação de dever cumprido. Ver o esforço e dedicação de um aluno sendo reconhecidos com essa abrangência e com essa projeção foi uma realização não só para ele, mas para toda a comunidade escolar. Eu me sentiria feliz se qualquer estudante obtivesse esse resultado, mas mais ainda por saber que se trata de Daniel Cristovão, pela sua história de vida, alguém que quase abandonou a escola, em virtude de problemas pessoais. Essa conquista mostrou para ele que a educação vai ser sempre a melhor decisão, o melhor caminho".

Sobre o processo de produção do texto, o professor conta que a mobilização começou pelo programa Desafio Nota Mil, com uma discussão sobre o tema proposto pelo concurso. Em sala de aula, foram promovidas leituras, sessão com vídeos e debates, onde os alunos puderam expressar suas opiniões, compartilhar ideias e esclarecer dúvidas. Após as discussões, alguns alunos manifestaram interesse em participar da produção do texto. No planejamento textual, foi seguida a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, destacando a importância de uma tese clara e argumentos bem fundamentados. Depois da escrita e da avaliação dela, foi realizada uma seleção interna para escolher o texto que representaria a escola no concurso. A escolha foi feita com base na qualidade argumentativa, originalidade e conformidade com as normas do gênero dissertativo-argumentativo. O texto selecionado foi então enviado para a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, onde uma comissão avaliadora realizou uma nova seleção. Finalmente, em Brasília, ocorreu a seleção dos melhores textos enviados por cada estado, sendo Daniel o escolhido para representar a Paraíba.

“A seleção de Daniel para o Programa Jovem Senador é motivo de orgulho para todo o estado da Paraíba.Estamos extremamente orgulhosos de sua conquista. Essa vitória é um testemunho do compromisso e da dedicação de nossos estudantes, professores e gestores escolares. Daniel é um exemplo brilhante de como a educação transforma vidas e abre portas para o futuro. A trajetória dele nos mostra que, mesmo diante de desafios pessoais, é possível alcançar grandes feitos com perseverança e apoio. Ele nos inspira a continuar investindo em uma educação inclusiva e de qualidade, que valoriza o potencial de cada aluno. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo. Parabéns, Daniel! Nosso Jovem Senador 2024”, comemora o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários