Domingo, 27 de Abril de 2025
21°

Chuvas esparsas

Brasília, DF

Meio ambiente ITAPEMIRIM

Começa nesta segunda-feira (26) a campanha “ADOTE UM ECOPONTO” da SEMMA ITAPEMIRIM.

Na capa desta matéria você vê o mascote criado para a campanha.

25/09/2022 às 07h06 Atualizada em 25/09/2022 às 07h38
Por: Redação
Compartilhe:
Começa nesta segunda-feira (26) a campanha “ADOTE UM ECOPONTO” da SEMMA ITAPEMIRIM.

 

Após o sucesso inquestionável da “ SEMANA DA PRIMAVERA”, a secretaria de meio ambiente de Itapemirim inicia a primeira fase do projeto “TURMA DO FUNIL”.

Idealizado pela Secretária Kamila Ladeira e com o aval do Prefeito Dr. Antônio Rocha, a “TURMA DO FUNIL” nada mais é do que o trabalho de conscientização nas escolas de Itapemirim, do maleficio causado pelo descarte irregular do óleo de cozinha nas pias das residências.

Responsável pela contaminação de milhões de litros de água causador de entupimento de canos, colaborando com as enchentes e o encarecimento no tratamento do esgoto, o óleo usado no preparo de alimentos pode se transformar em um aliado, caso seja reciclado.

Sobre isto a Secretária Kamila comentou: “Este projeto foi criado por mim quando ainda presidia uma ONG. Na verdade, não é novidade uma campanha desse tipo. O diferencial daquilo que propomos é a distribuição de funis nas escolas, daí o nome do projeto, que incentiva os alunos a cobrarem dos seus pais o descarte do óleo em uma garrafa pet, para que ao entregarem nos “ecopontos” , concorram a prêmios e viagens bancados pelo biocombustível que vamos gerar”.

Sem recurso diante do caos recebido pela atual administração dos governos anteriores —, a ideia da secretária é ir a campo a partir desta segunda e conseguir das empresas a doação dos ecopontos: “Tenho certeza que conseguiremos através da iniciativa privada esta ajuda, até porque: o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós”, enfatizou.

De acordo com o levantamento feito pela equipe da SEMMA, serão necessários cerca  de 50( cinquenta) deles para serem distribuídos entre escolas e posto de saúde.

A ideia da secretária é lançar o projeto no mês de outubro, e, assim que os ecopontos estiverem disponíveis nos locais, a equipe da educação ambiental começará as visitas nas escolas da rede pública com palestras, distribuição de cartilhas e funis para os alunos.  

Na capa desta matéria você pode ver o mascote criado para a campanha. O jingle do projeto já nasce quase pronto, pegando uma carona na antiga marchinha de carnaval “TURMA DO FUNIL” que será lançado em breve com uma versão ecológica.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários