A secretária de meio ambiente, Kamila Ladeira, esteve hoje (15) no IEMA. A agenda — que teve por objetivo tratar de problemas relacionados a Lagoa Guanandy e a capacitação dos novos servidores —, foi realizada com a presença do Diretor do órgão Alaimar Fiuza que em um primeiro momento deixou claro: “A lei vale para todos, independentemente de quem for. As pessoas precisam respeitar o espaço de 100 metros da lagoa para fazerem as suas intervenções e obras".
A atitude republicana do responsável pelo IEMA vai de encontro a preocupação do Prefeito Dr. Antônio Rocha em buscar uma solução para um problema que se arrasta por anos naquele local, onde, construções irregulares, despejam seus esgotos na lagoa — sem qualquer tipo de tratamento —, colaborando para o crescimento de macrofitas que invadem as águas.
A Secretária Kamila — conhecendo de perto o problema—, pediu ajuda ao IEMA para endurecer a fiscalização, e uma solução definitiva para as obras irregulares daquela localidade. De prontidão, o diretor sinalizou positivamente, e, em breve, uma equipe técnica fará uma visita conjunta com a SEMMA ao local — reunindo-se posteriormente com o prefeito de Itapemirim—, afim de elaborar algumas estratégias viáveis para buscar uma resolução.
Vale lembrar que a ordem de serviço para a limpeza da lagoa se dará ainda este mês, mas esta medida só será uma solução definitiva, depois que todo o esgoto lançado no local for tratado.
Ainda sobre a parceria para um curso de capacitação em licenciamento e fiscalização, ficou estabelecido que será realizado pelo IEMA dentro de poucos dias, bastando apenas a Secretária organizar a equipe para que sejam capacitados para o atendimento à população.